Com intuito de contribuir com a luta antitabagismo, em 2008, Contagem tornou-se um dos primeiros municípios brasileiros a aderir ao Programa de Cessação do Tabagismo. O município possui uma equipe de 230 profissionais aptos a atuarem no Programa de Cessação do Tabagismo. A capacitação é realizada seguindo as orientações do Ministério da Saúde.
O Programa de Cessação do Tabagismo de Contagem, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, no período de julho de 2017 a julho de 2018, atendeu 1.021 usuários em 32 unidades de Saúde do município. “O tratamento consiste do acompanhamento do usuário por seis meses”, destacou a gestora da Atenção Especializada, Ana Viegas.
O Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas de Contagem (Comadc) também é um dos parceiros do programa.
TratamentoPara adesão ao tratamento é necessário que o usuário se inscreva em uma das unidades de Saúde onde o Programa de Cessação do Tabagismo atua. Cerca de 70% dos usuários que aderiram ao programa deixaram de fumar, e 95% necessitaram de algum tipo tratamento medicamentoso para a cessação do tabagismo.
O medicamento é distribuído gratuitamente nas farmácias distritais do município. A equipe é composta por multiprofissionais (enfermeiro, médico, psicólogo, assistente social, dentista, farmacêutico).
O tabagismo é, reconhecidamente, uma doença crônica resultante da dependência à nicotina e um fator de risco para mais de 50 doenças. Entre elas vários tipos de câncer, asma, infecções respiratórias e doenças cardiovasculares, sendo considerado um dos problemas de saúde pública.
Dia de Combate ao Fumo
No dia 29 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data foi instituída em 1986 pela lei nº 7488, que foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.